V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO
V DESFAZENDO GÊNERO

Conhecimento dissidente, cura coletiva e novas modulações da experiência

22 a 25 de novembro de 2021 - Online

Normas para Mostra Fotográfica

REGRAS PARA MOSTRA FOTOGRÁFICA – 5ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO O GÊNERO


1. A Comissão Organizadora da 5ª Edição do Seminário Internacional Desfazendo o Gênero torna público o conjunto de regras para compor sua Mostra Fotográfica.

2. A Mostra Fotográfica ficará disponível para acesso em ambiente virtual durante todos os dias de realização do 5º Desfazendo o Gênero.

3. Poderão participar da Mostra todas as pessoas interessadas, vinculadas ou não a instituições de ensino.

4. Não participarão da Mostra fotografias que contenham imagens resultantes de composição, sobreposição, montagens, cópias ou adaptações de outras já existentes.

5. As imagens inscritas poderão ser coloridas ou em preto e branco, em arquivo digital formato PNG, com melhor resolução possível. As imagens deverão ser enviadas no momento da submissão da proposta através da área do participante.

6. Para inscrever as imagens será necessário assinar o Formulário de Autorização do Uso da Imagem Fotográfica e enviá-lo assinado, em formato PDF, juntamente com as seguintes informações que serão preenchidas no sistema disponível na ÁREA DO PARTICIPANTE:

a) Título da Fotografia

b) Ano

c) Até 2 coautores, devendo estar todos cadastros no site do evento

d) Breve resumo (até 500 caracteres) sobre a imagem  


7. Cada participante poderá inscrever até 03 fotografias.

a.   As fotografias devem ser nomeadas com o CPF da/o autora/o, seguida do título da obra, como o exemplo que segue: 01212634446_luz_do_sol.png

8. Serão selecionados até 100 registros fotográficos para a Mostra.

9. A Comissão de Seleção não terá acesso aos nomes das/os candidatas/os durante a seleção. Esta comissão será composta por membros da Comissão Organizadora do 5º Desfazendo o Gênero.

a.  As/os avaliadoras/es serão profissionais convidados com formação técnica e/ou notório saber.

b.  As fotografias serão analisadas por três (03) avaliadoras/es para evitar possível empate.

10. Os critérios para seleção estão divididos em três categorias: técnica (foco, contraste, brilho, saturação e iluminação), estética (equilíbrio, composição e enquadramento) e intrínseca (impacto, criatividade, originalidade e percepção).

a. a pontuação dada por cada critério será a seguinte:

Critérios e Pontuações

Técnica (foco, contraste, brilho, saturação e iluminação) - 0 a 10 pontos

Estética (equilíbrio, composição e enquadramento) - 0 a 10 pontos

Intrínseca (impacto, criatividade, originalidade e percepção) - 0 a 10 pontos

Total de Pontos - 30 pontos

b. a pontuação poderá ser fracionada;

c.  a classificação será em ordem decrescente conforme a pontuação recebida;

d.  havendo empate, será considerado como critério de desempate a data e hora da inscrição da/o candidata/o. Persistindo o empate, ficará a critério da comissão a classificação final do trabalho.

12. Após a seleção, as fotografias poderão ser separadas em eixos temáticos, se necessário.  

13. O calendário de atividades da Mostra está descrito conforme abaixo:

Publicação do Edital 03.09.2021 

Inscrição 03.09.2021 a 03.10.2021

Avaliação das Fotografias 04.10.2021 a 08.10.2021

Divulgação do Resultado Preliminar 12.10.2021

Recursos 12.10.2021

Divulgação do Resultado Final 13.10.2021

Mostra Fotográfica com os trabalhos aprovados 22.11.2021 a 25.11.2021

14. Não será oferecido prêmio em dinheiro ou remuneração aos participantes da Mostra. As/os autoras/os serão certificados pela participação.

15. Serão garantidos os direitos autorais sobre as fotografias, sendo divulgados os nomes das/os autoras/es nos créditos das fotografias da Mostra.

16. A submissão de fotografias que retratem pessoas pressupõe a autorização do uso da imagem, cabendo à/ao participante providenciar tais licenças, sendo exclusivamente das/os autoras/es a responsabilidade em caso de queixa sobre a imagem.

17. A participação na Mostra importa, por parte das/os inscritas/os, a integral concordância com os termos deste Edital.