V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO
V DESFAZENDO GÊNERO

Conhecimento dissidente, cura coletiva e novas modulações da experiência

22 a 25 de novembro de 2021 - Online

V DESFAZENDO GÊNERO

Conhecimento dissidente, cura coletiva e novas modulações da experiência

Imagem com colagem destacando 2 símbolos alagoanos: os folguedos e o gogó da ema à esquerda.
À direita aparecem 2 corpos dissidentes sem rosto: o primeiro, em maior destaque, está trajado como cigane e tem um mamão como vulva, o segundo com vestido de lantejoulas apresenta uma banana como órgão sexual.
À frente das figuras, na parte inferior, o mar alagoano aparece em roxo e tons de azul e, no plano de fundo da imagem, vemos a renda filé.

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO

Conheça mais sobre o evento

Consoante às outras quatro edições anteriores do Seminário Desfazendo Gênero, o debate da quinta edição está em torno de problemas diversos que envolvem as relações de gênero e as sexualidades com a historicidade das práticas sociais. O evento, que completa 10 anos em suas edições bianuais, tem como propósito reunir pessoas interessadas de diversas formações e perfis, com predominância para estudantes, pesquisadores/as, professores/as de diferentes níveis de ensino, artistas e ativistas. Para a 5ª edição, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Unit, sob a coordenação da professora Verônica Marques, foi escolhido pela comissão organizadora como macrotema “Conhecimento dissidente, cura coletiva e novas modulações da experiência”. Orientado pelo macrotema, esta edição tem por objetivo provocar, no contexto pandêmico da Covid-19, discussões pontuais e transversais, de modo a compor propostas sobre outras “pandemias ocultas” na sociedade do século XXI. Evocamos o pensamento dissidente que conduz a outros saberes e abre margem para instigantes desafios a serem enfrentados em campos severamente disputados. É preciso não negligenciar a violência e seus impactos em corpos dissidentes, esses que tencionam e subvertem expectativas conservadoras e normalizadoras. Agências, processos de subjetivação, representações políticas e políticas públicas configuram mecanismos de resistência e disposições da cura frente a bionecropolítica genderizada. Comunidade lgbtqia+, negra, quilombola, indígena, ativista, ao tempo que interpelam publicamente os poderes hegemônicos do cis-heteropatriarcado exclamam: #parem de nos matar!

V DESFAZENDO GÊNERO

Saiba o que está sendo preparado para o V Seminário Internacional Desfazendo Gênero:

Conferências Magnas
Estamos em contato com pesquisadores e ativistes que pautam suas pesquisas e lutas no eixo violência/gênero/interseccionalidades para disponibilizar conferencistas internacionais

Mesas redondas
Com dois convidades, um moderadore traz um tema e coloca na mesa para debate, com pautas  atuais e necessárias em torno da temática principal do evento. Serão indicados marcadores da diferença como prioridade para o número máximo de mesas-redondas a serem realizadas

Simpósios Temáticos
Receberemos propostas de Simpósios Temáticos em torno de eixos históricos do Desfazendo Gênero. As propostas serão recebidas até o dia 20 de setembro e os Simpósios Temáticos aceitos para essa edição serão aprovados até o número máximo de 30) serão divulgados para receber trabalhos que serão apresentados, debatidos e posteriormente publicados nos anais do evento. Os trabalhos poderão ser submetidos entre os dias 23 de setembro e 24 de outubro.

Rodas de Conversa: Tecendo Redes
Nesta edição online, como uma estratégia de aproximar as pessoas, mesmo que virtualmente, receberemos propostas de movimentos sociais, grupos de pesquisa, associações, ONGs, grupos de advocacy ou quaisquer outros grupos organizados que queiram se apresentar e tecer ou ampliar redes de ativistas, pesquisadores e interessados nos temas correlatos ao Desfazendo Gênero.  As propostas serão recebidas até o dia 03 de outubro. Serão aprovadas para essa edição 18 Rodas de Conversa para três ou dois encontros de 1h10 entre os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021.


Mostra de fotografias
A 5ª edição do Desfazendo Gênero receberá fotografias que serão selecionadas a partir de alguns marcadores e alguns requisitos técnicos e parâmetros sobre direitos autorais, direitos de imagens e regras de disponibilidade de imagens em site público. As inscrições terão início em 03 de setembro e encerram em 03 de outubro.  

Mostra de vídeos
Também nesta 5ª edição será realizada mostra de vídeos que serão selecionadas a partir de alguns marcadores e alguns requisitos técnicos como disponibilidade do vídeo no youtube, parâmetros de tempo entre outros requisitos. As inscrições terão início em 1º de setembro e encerram em 30 de setembro.